segunda-feira, 13 de março de 2023

Escola Frida Reckziegel: educação com olhar no campo

Fotos: Leonardo Pereira/Jornal Folha do Mate



Por Leonardo Pereira/Jornal Folha do Mate em 12/11/2022

Inicialmente, chamado de Grupo Escolar Rural de Palanque, foi fundado em 17 de março de 1952, situado em duas salas de um prédio que se localizava em frente à Igreja São Martinho, onde hoje está localizado um posto de gasolina. Mais tarde, passou a denominar-se Grupo Escolar Frida Reckziegel, em homenagem a Fridalina Reckziegel, que doou o terreno de quatro hectares, na atual localização da escola.

Em 1956, a escola mudou-se para um novo prédio – no modelo Brizoleta -, no mesmo local em que se encontra hoje. Em 1970, passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau Frida Reckziegel e, com a conquista do Ensino Médio, em 24 de março de 2004, obteve a atual denominação: Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel.

Atualmente, conta com 275 alunos – de Vila Palanque, Linha Herval, Linha Travessa e Linha Grão-Pará -, 25 professores, seis funcionários e uma monitora. A Escola atende turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desde 2016, quando foi disponibilizada a Educação Infantil, é mantida pela Prefeitura, sendo as únicas duas turmas municipais do educandário.

Estrutura

São sete salas de aula, sala de recursos, cozinha, refeitório, banheiros, laboratório de ciências e informática, sala de vídeo, sala dos professores e demais dependências para trabalhos administrativos e pedagógicos. No laboratório de informática, são 30 computadores e 30 chromebooks, todos com acesso à internet.

Com um olhar voltado ao campo, o pátio da escola também conta com uma horta, onde são cultivadas hortaliças que são consumidas na merenda escolar. O cultivo é realizado pelos alunos, que desenvolvem projetos relacionados à escola do campo, como, por exemplo, uma estufa para cultivo de hortaliças e morangos.

Além disso, os alunos têm acesso a uma sala de recursos multifuncional, para necessidades especiais da própria escola e de escolas vizinhas. Outros destaques ficam por conta da escolha do Garoto e Garota Frida, realizada até 2019 e que foi paralisada por conta da pandemia. Algumas tradições se mantêm, como a de participar do Projeto Vereador Mirim e Prefeito Mirim e, ainda, de concursos literários. Nos esportes, participou neste ano dos Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva) e dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), obtendo bons resultados.

Presente e futuro

Rosângela Jung é a diretora da Escola Frida Reckziegel.

A diretora Rosângela Jung, de 54 anos, que está há um ano e sete meses no cargo, foi aluna da escola até o final do Ensino Fundamental, mãe de aluno e lecionou por 22 anos no educandário. Ela explica que as principais mudanças com o passar dos anos foram as melhorias estruturais, já que os ex-diretores tinham como propósito manter a estrutura forte e a criação de projetos voltados ao campo. “Para que os alunos entendam que é importante aprender sobre a nossa realidade”, relata.

Segundo ela, um dos objetivos centrais da escola é a preocupação em manter um bom nível de aprendizado, para que os alunos consigam competir no mercado de trabalho com outros educandários. “O novo Ensino Médio, por exemplo, tem sido complicado, por conta das limitações. Dentro das trilhas de aprendizado, criamos um trabalho voltado ao meio ambiente e saúde no campo. No fundamental, os professores tentam mostrar que é possível viver no campo com dignidade”, destaca.

Professora Rosa, como é conhecida, explica que, mesmo que os alunos pensem em um futuro no campo, é necessário aprender sobre novas tecnologias. “Para desenvolver melhor suas atividades tanto na produção, quanto no cuidado e na venda.”

Atualmente, a Escola Frida Reckziegel disponibiliza turmas de Ensino Fundamental no turno da manhã e tarde e o Ensino Médio apenas à noite, com a disponibilidade de transporte escolar para todos os alunos que necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário