segunda-feira, 13 de março de 2023

Escola Frida Reckziegel trabalha com estufa e horta para aliar o conhecimento teórico à prática

Enio e Maria Eduarda, do 7º ano, fazem parte dos alunos que auxiliam na horta e estufa da Escola Frida Reckziegel. (Fotos: Bruna Stumm/Folha do Mate)

Por Bruna Stumm/Jornal Folha do Mate em 11/06/2022

Os alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Frida Reckziegel, de Vila Palanque, 6º distrito de Venâncio Aires, vem desenvolvendo projetos que reúnem a teoria e a prática em sala de aula. Trata-se da horta e da estufa. De acordo com a diretora Rosângela Jung, desde 2018, há um trabalho voltado ao cuidado da horta, com o intuito de mostrar aos estudantes a importância do cultivo, do regar, do semear e da manutenção do recurso, principalmente por serem uma escola do campo e ser a realidade dos pais dos alunos.

Professor Tiago leva os estudantes à horta e à estufa
para auxiliarem na manutenção dos cultivos.
O professor de Ciências e Química, Tiago de Oliveira Schwaickhardt, um dos responsáveis pelo projeto da horta, explica que houve a necessidade de se construir uma estufa para dar continuidade ao cultivo de determinadas frutas e verduras em períodos muito frios ou quentes, bem como controlar melhor as pragas e irrigar. Para isso, a equipe diretiva inscreveu a ideia no Fundo Social da Cooperativa Sicredi – que tem como objetivo impulsionar práticas desenvolvidas pela comunidade em áreas culturais, educacionais, social, ambiental e esportivo. Dessa forma, em 2019, o educandário recebeu o valor aproximado de R$ 2,5 mil e construiu a estufa.

Agora, neste ano, a instituição foi contemplada novamente pelo mesmo programa com cerca de R$ 4 mil para ampliar, fazer manutenções necessárias para o rendimento do cultivo e a compra de mudas.

Dentre os cultivo da horta e da estufa estão tomates, alfaces, couves, pitayas e chás, além das frutas que estão no pomar.

Mão na massa

Rosângela destaca a importância da produção na horta
para uma escola do campo.
Rosângela afirma que tudo que é produzido na horta, na estufa e no pomar é utilizado na merenda dos estudantes. “Eles têm a oportunidade de comer um alimento que produziram, sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico”, comenta. Além disso, Schwaickhardt relata que o adubo utilizado vem da própria composteira e do uso de folhas secas.

Os alunos do Ensino Fundamental nas disciplinas de Projeto de Vida e Ciências, com maior destaque para os 7º anos, auxiliam Schwaickhardt a irrigar, limpar os inços, capinar e plantar as mudinhas. Mas, antes, aprendem na teoria em sala de aula a importância do cultivo e como fazer o cuidado com as mudas.

Dentre os estudantes está a Maria Eduarda Schonarth e Enio Junior Closs, ambos com 12 anos. A estudante relata que gosta de auxiliar na limpeza das mudinhas e considera o trabalho importante para a alimentação. Ainda, comenta que ajuda na horta de casa. Para Ênio, é legal a escola produzir os alimentos para estudantes. Ele gosta de comer as bergamotas do pomar e, entre as atividades, tem preferência de fazer a irrigação das plantas.

Abelhas sem ferrão

Além das frutas, verduras e hortaliças, a escola recebeu a doação de três caixas de abelhas sem ferrão do agricultor Flávio Mallmann. Agora, a ideia é plantar mudas de hortências próximo às flores para aumentar a produção do mel, e, consequentemente a polinização.

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